Informações

DESTAQUE

CBMAE-MA

É destaque no 2º Balcão de Renegociação de Dividas de São Luis-MA

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Presença do Presidente do TJMA, Des. Cleones Cunha, Des. José Luiz Almeida, Des. Paulo Velten, Juiz Alexandre Abreu, a Presidente da ACM, Luzia Rezende, O Presidente da CDL, Fabio Ribeiro, dentre outras autoridades.

A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercial do Maranhão (CBMAE-MA) é filiada a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), um projeto que teve inicio no ano 2000 através de um convênio entre o SEBRAE Nacional, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), atualmente com 85 Câmaras em 20 Estados e em convênio com diversos Tribunais pelo Brasil (TJMG, TJMA, TJSP, TJDF, TJES, TJSC, OAB Nacional, OAB-MA, CRA-MA, CRECI-MA, dentre outros).

APRESENTAÇÃO

CBMAE-MA

Apresentação

Nosso objetivo é fornecer formas adequadas para solucionar conflitos e para isso utilizamos os seguintes métodos:

Conciliação, as pessoas envolvidas em um conflito recebem a ajuda de uma pessoa que está fora do problema, responsável por indicar maneiras de resolver a situação. Essa alternativa é utilizada nos casos onde o importante é chegar a um o acordo.

Mediação é indicada para os casos onde o acordo não é o que mais importa, mas sim a relação entre as pessoas, nesses casos os envolvidos devem encontrar juntas a solução para o problema.

Arbitragem é utilizada quando as pessoas envolvidas em um conflito não aceitam as propostas de acordo e não conseguem encontrar juntas uma solução, então preferem que uma terceira pessoa decida a situação. Esta prática é regulamentada pela Lei 9.307/96.

ASSOCIAÇÕES

Associações

Filiadas e com Câmaras implantadas